Precisamos de uma mãozinha!

IMG_9149

Parece que o mar tá pra peixe e acabamos pescando quase uma baleia inteira, meo deos!

Venho aqui hoje, meio curta e grossa, pra contar a novidade mais linda dos últimos tempos: vamos construir uma casinha pra chamar de nossa, cê crê?  (tem hora que eu ainda não!)

O mesmo universo que soprou, conspirou, remexeu e nos trouxe para cá, conseguiu ser mais lindo ainda e nos deu de presente a irmãdade de outras famílias que já são nossas também. E, nesse balaio de gente incrível, apareceu um casal que tem nos ensinado um bocado de coisas importantes sobre desapego, sobre acreditar nas pessoas, sobre a delícia que a vida pode ser quando não levada a sério, sobre o amor e a força da união, acima de tudo. E deles recebemos a honra de compartilhar um terreno na beira da represa, construir uma casa simples e sustentável abarrotada de amorsh, bem como a gente gosta e é! Tamo que não nos aguentamo de tanta alegria! Ter um lugar pra voltar é bonito por demais, árremaria!

O lance é que não poderíamos construir esse sonho de forma “tradicional”, não seria muito a nossa cara. Então nosso cafofo vai ser o mais sustentável e respeitoso com a natureza possível, de outra forma mãe terra desconfiaria do nosso apreço e gratidão por ela! Queremos paredes de super adobe, onde a matéria prima é basicamente o barro que temos por aqui, um telhado verde pra enfeitar e refrescar o calor da porra que faz na Bahia, bananeiras para tratar a água que usamos, madeira local e reflorestada, reaproveitamento de vidros e materiais de acabamento, tintura natural, banheiro seco e sem gastar 23898395858945 litros de água no transporte de um mero cocozinho, captação de água da chuva e mais um monte de ideias verdes que vão nos guiando nesse momento, olha que amô!

IMG_8882

E também não seria do nosso feitio construir essa coisa linda com um pedreiro “normal”e seus dez ajudantes por um preço absurdo. Não, a gente quer construir junto, com nossas crianças amaçando barro, com um tanto de gente alegre trocando conhecimento, a gente quer fazer desse tempo de concretizar um sonho uma grande festa.

E por isso esse post, pra convidar quem quiser vir botar a mão na massa com a gente, que tal? Todo mundo é bem vindo:

  • os arquitetos que queiram dar pitacos nos rabiscos que a gente vem fazendo quase que diariamente;
  • os caras ou as minas que são entendidos de bioconstrução, que tem uma certa experiência nisso e que gostariam de ser nosso “mestre de obras”;
  • alguém que entenda bem de telhados vivos/telhados verdes pra dar uma força nessa parte tão importante e lheeeeeeeenda da casinha;
  • e a cereja do bolo: gente com vontade de fazer parte disso tudo e ajudar a colocar a mão na massa! Voluntários pra fazer a coisa crescer, pra doar força de trabalho (sim, trabalho pesado!) e aprender um monte junto com a gente, pra deixar um cadinho do seu amor nas paredes da nossa casa, pra fazer parte desse momento lindo, pra conhecer pessoas interessantes, pra tomar banho de mar na Bahia, pra viver a bioconstrução de perto, pra nadar na represa final de tarde com Tomé e Nina, pra encher nosso coração de mais gratidão pela força que vai concretizar nessa terra algo que ainda andava só pelas nuvens.

Se você aí que tá lendo animar, escreva pra gente no mmelofranco@gmail.com ou deixe seu contato em um comentário aqui nesse post que te procuramos! Daí explicamos melhor os detalhes de tudo, datas, o que oferecemos, etc. O mais importante é que essa manifestação seja feita de peito aberto e com muito amor, sabe? Esse é um dos momentos mais lindos da nossa vida, então nada mais justo que a gente tenha por perto essa energia do compartilhar, da união faz a força, da alegria, da gratidão, da irmãdade, do amor genuíno mesmo.

E, se você não sentiu de entrar nesse barco, então ajuda nóis compartilhando esse post nas suas redes sociais pra mais e mais gente chegar até aqui e poder se manifestar! Vem gente, vai ser tão lindo que fico de olho marejado só de pensar, ai!

Então é isso! Um xêro especial para Iside, Lorenzo, Vicky e o pequeno Leone, uma das famílias mais fodas que conhecemos nesses últimos tempos e que são nossa fada madrinha realizando o desejo mais bonito da familinha aqui. Nosso amor e gratidão por vocês só cresce, irmãdade!

IMG_9292

46 pensamentos sobre “Precisamos de uma mãozinha!

  1. O minha manuquinha estou aqui feliz demais com suas conquistas e descobertas! Agora estou morando naseuropa com a família, mas quando voltar vou querer te rever, conhecer a sua família e, claro fazer uma visita nesta casa nova que tenho certeza que vai ficar linda por demais. Saudades. Tuca

  2. Olá! Descobri essa historia graças ao amigo querido marcelo zen nocao e fiquei interessada em ser voluntaria . Moro em sp , mas estou indo em breve ao nordeste. E esse tipo de experiencia faz parte dos meus planos. Meu email é : mariakikamedeiros@gmail.com
    Aguardo o contato de vcs 🙂

  3. Opa! Eu e Adriana, bem Adriana tem uma casinha em Cumuruxatiba, estou a disposição de Dezembro a Janeiro. Sou mão de obra servente em projetos ecotudo. Passo tbm tudo pra 3d e podemos fazer mudanças primeiro no comp e depois na obra.

    • Ei, Cardina! Que massa saber que vc e a Adriana topam essa ajudinha! Ficamos muito felizes e muito gratos também, vai ser lindo!
      Você poderia, por favor, me enviar um e-mail no mmelofranco@gmail.com para eu te colocar na lista com as outras pessoas e te passar os detalhes de tudo na semana que vem?
      Beijo em vcs! 🙂

  4. Que vivência linda e tão única!!!!! Achei tudo tão lindo!!!! Desejo toda sorte do mundo pra vocês. Logo estarão com esse sonho pontinho. A natureza agradece por demais.
    Muita luz. Beijos emanados de muita positividade!!!!!!

    • Ei, Diana!
      Que massa seu contato, muito grata pela disponibilidade! Será que vc poderia me enviar um e-mail para que eu possa te colocar junto com as outras pessoas e mandar os detalhes de tudo na semana que vem? O endereço é mmelofranco@gmail.com
      Muito, muito grata, flor!
      Um xêro!

  5. Uau……………….. Quanta coincidência (ou não)! Descobri a existência de vocês e desse lindo “diário” hoje (quer dizer, agora, há uns 30 minutos). Magicamente, eu estava terminando de ler seu texto quando o som da minha TV ligada me chamou a atenção, e entre uma frase e outra ouço os termos permacultura e bioconstrução… “Oi?!?!?! Até ontem eu nem conhecia essas palavras e, de repente, em menos de uma hora, sou apresentada a esses conceitos de maneira tão sinérgica!”… Era o programa Decora, no canal GNT, cujo tema hoje foi a transformação da Kombi-home do projeto Caracol (https://www.facebook.com/projetocaracol/info/?tab=page_info).
    Estou extremamente intrigada pensando no que o universo quer de mim mandando esses estímulos quase que simultâneos rsrsrs…. Por ora, me vi obrigada a no mínimo compartilhar com você o ocorrido rsrsrs, e a divulgar o tal projeto Caracol, pois algo me diz que eles podem vir a ser potenciais colaboradores na construção do lar de vocês :)))
    Estou bastante longe fisicamente, em Ribeirão Preto, interior de SP, mas ler suas reflexões me fez sentir aí do ladinho de vocês Manu… Quem sabe o universo não prepara uma ida minha à amada Bahia em breve… Adoraria experenciar essa oportunidade de construir um lar com as próprias mãos, ainda mais de uma família tão especial…
    Axé e toda luz dos céus nessa jornada tão livre e enriquecedora que escolheram trilhar…
    Manú

    • Que massa, flor!
      Adorei todo esse movimento do universo e vc ter chegado até a gente!
      Será que vc poderia me enviar um e-mail para que eu possa te colocar junto com as outras pessoas e mandar os detalhes de tudo na semana que vem? O endereço é mmelofranco@gmail.com
      Muito, muito grata, flor!
      Um xêro!

  6. Se eu pudesse, iria praí só pra ajudar, esperando apenas sorrisos e abraços em troca. Já que não posso sair do RJ pra ajudar essa família linda, mando daqui vibrações positivissimas, e muita luz! Fico feliz por isso. Um grande abraço a todos!

  7. Olá, acompanho a história de vcs por aqui faz um tempo (quietinha até agora) , fiquei mto encantada com a ideia da construção, se eu pudesse me ausentar do trabalho ja estaria fazendo as malas pra ir ajudar, como nao posso, mando pensamentos positivos daqui do interior de sp, mta luz pra vcs e pra esse projeto lindo!

    • Ei, Elisa!
      Que massa seu contato, muito grata pela disponibilidade! Semana que vem enviamos um e-mail com todos os detalhes, ok?
      Muito, muito grata, flor!
      Um xêro!

  8. Gente q massa. Olha n tem como eu or com minha família pra ajudar mas eu gostaria mt. Eu e meu marido estamos com o plano de deixar a cidade inicio do ano q vem e ir morar na roça e viver do que a terra nos oferecer. Já sabíamos do tijolo de adobo mas essa de telhado verde n sei. Nos passem essa ideia please!!?? Queremos criar nossa linda filha de dois meses em contato com a bela natureza! E fazer uma casinha ecológica é uma grande benfeitoria e um exemplo. Bj. Vcs são lindos!!

  9. Estou há pouco tempo acompanhando os posts de vocês…me identifico com a proposta, principalmente, porque estou em um momento de mudanças e decisões na minha vida. Super topo ajudar, mas só poderei entrar de cabeça a partir do ano que vem…. blé! É possível?

  10. Bacana!
    Tenho experiência em bio e voluntáriado, disponível no ano que vem lá pra março e abril quando estarei de volta de uma viagem, se precisarem de ajuda, chamaiii!!!😁

  11. Oi!! Quando eu descobri seu blog, tava beeem no início, e.. poxa, eu me encantei!! Engraçado que hoje eu tava aqui refletindo muito sobre a vida e resolvi entrar no seu blog, porque você fala da vida de uma maneira tão linda e simples! Eu tenho vontade de ajudar!! Sou eletrotécnica e moro em Salvador Bahia, quem sabe posso contribuir com alguma coisa, afinal estamos nesse mundo para aprender e ensinar o pouco que aprendemos. Tenho muita, muita vontade de ajudar, contribuir com o que puder e aprender muito com vocês!! Meu email é: maritpaiva@hotmail.com

  12. Olá, estamos em estados diferentes e bem distantes mas temos sonhos bem parecidos….e o mais importante coragem para realiza-los. Entre ontem e hoje eu quase comi essas páginas e pude quase sentir como se estivesse realizando o meu próprio projeto. Precisamos trocar mais experiências e quero aproveitar pra desejar ótimas vibrações, muita energia e saúde para todos vocês.

  13. Oi, Manu (o nome da minha filha! hahah) to num sonho cada vez maior de seguir esses passos de vocês, e pesquisando pra ver se é viável ou loucura ir com uma criança pro “meio do nada” (o que pra mim, verdadeiramente, é o meio de TUDO) achei a historia de vocês. Um dia mando um email com mais detalhes pedindo conselho, pode ser? hahaha

    Então, nessa vibe de construir uma casa eu tenho pirado num canal do Youtube que ta fazendo um baita sucesso pelo mundo todo: PRIMITIVE TECHNOLOGY. O cara mora la pelo meio da Nova Zelândia e faz videos incríveis dele construindo coisas apenas com ferramentas primitivas, feitas de pedra lascada, toco de arvore, etc. Numa dessas ai ele faz parede de barro, telha de barro cozido, etc que pode inspirar vocês, mesmo que não seja sua intenção especifica. Espero ter ajudado, porque sei que desde ja sua historia vai me ajudar muito a ter um horizonte e talvez me convencer de que eu não preciso me privar do meu sonho de uma vida mais real por causa da minha filha, pelo contrário, que talvez seja ate melhor tirar ela dessa loucura do Rio de Janeiro enquanto é tempo e ir buscar algo mais saudável, me corta o coração ver essa nenem cheia de vida e saber que ela está prestes a ser acorrentada pra sempre 😦

    Desde ja, obrigado e beijos à família toda!

    • Lohan, que massa essa mensagem! Não conhecia o canal, vou correr lá e aprender um monte, com certeza vai ser muito útil!
      Muita gratidão por ter compartilhado esse conhecimento, veio em ótima hora!
      Em relação à seu desejo de mudança, te desejo sorte e amor! Sua filhota há de ser livre, de viver uma infância verde e respeitosa com a essência do seu ser. Siga em frente com esse plano, a manu vai te agradecer muito por isso um dia! Se quiser trocar mais figurinhas, me escreva no mmelofranco@gmail.com, vai ser um prazer!
      Keep going, hermano!

      Um xêro da Bahia pra vcs!

  14. Olá Família linda, primeiro quero dizer que estou admirada com todo amor e força de vontade, de viver assim com o que Deus deu de mais lindo para nós, a natureza…eu e meu marido sonhamos em ter uma vida assim com nossos filhos. Somos de São Paulo, mas gostaríamos de ajudar sim, de estar mais perto para conhecer novos amigos e fazer parte deste momento tão lindo na vida de vocês. Aguardo contato e um grande beijo!!! jaque_breno@hotmail.com

  15. Manu, desculpe só ter visto agora, não sei se ainda precisas de alguma ajuda. Sou arquiteta, tenho mestrado em meio ambiente e recursos hídricos e adoro decoração, reaproveitamento e jardinagem. Posso dar uma mão na escolha da espécie pro telhado verde, ou uns pitacos em interiores, ou mesmo na disposição dos ambientes na planta, enfim, fico a tua disposição. Meu email, cabecadefrade@gmail.com, o blog https://cabecadefrade.wordpress.com. Beijo! Boa sorte na empreitada!!! Dani

  16. Ola Manu e Hugo, li seu blog começando pelo texto sobre o amor livre… como gostei muito do texto quis ler mais sobre vocês, acabei chegando aki sobre a bioconstrução da casa q com certeza é o sonho dos seus! Me interesso mt em ajudar, tenho muita força de vontade, e vontade de conhecer e ajudar vocês para que esse sonho lindo aconteça!! deixo aki minha admiração e grande vontade de poder partilhar esse trabalho com vocês! meu email é n.arima@hotmail.com
    grandes bjos Marina Zica.

  17. Eu quero muito, Manu. Eu estava com planos de participar do WWOOF (viajar pelo mundo trabalhando em fazendas orgânicas) e com vocês será um bom começo. Sou bióloga e moro na amazônia. Nativa de origem e coração. Me chama!!! ❤

  18. Ei Manu, conheci a história linda da sua família agorinha agorinha e já me encantei com tanta simplicidade, sabedoria e coragem! Minha vida é completamente diferente da de vcs, bem urbana, materialista e estressante, mas sempre tive uma ligação forte com a natureza e uma necessidade de buscar algo maior, que nunca consegui explicar. Há algum tempo venho tentando me ‘auto conhecer’ e buscar novos caminhos. Caminhos que até então me pareciam impossíveis, mas que agora percebo que não são apenas possíveis, mas totalmente corretos, coerentes e encantadores! Sou comunicadora, trabalho com cinema e estou estudando para se professora de yoga em um futuro próximo. Não sei exatamente como poderia ajudar, mas adoraria conhecer mais pessoas como vcs e poder ver de perto a concretização dessa transformação. Me manda mais infos? Obrigada e muita boa sorte pra vcs nessa jornada incrível!
    Ah! Muita gente fala que eu sou cozinheira de mão cheia, então posso ajudar alimentando as pessoas lindas que por aí passarão. ❤

  19. Pingback: Um dia de cada vez | Contagie-se!

  20. Pingback: Para novos encontros: desapego! – Contagie-se!

  21. oláá, amei a proposta.. tem uns espaços que estou querendo ocupar assim.. construindo em conjunçao.. onde fica essa terrinha? quero muito ir dar uma força e aprender para continuar passando essa energia pra frente.. vcs podem me enviar um email com as informaçoes?

Solte o verbo!

