A casinha do amô – A troca

IMG_2420

IMG_2418

IMG_2412

Tenho pensado muito sobre as trocas, uma das coisas mais fortes que temos vivido aqui nesse processo lheeeeeeendo! Trocar é alguma coisa que não tem moeda que pague, é verbo que se conjuga na liberdade do doar de peito aberto, é movimento circular na dança do universo. Talvez tenha passado muito tempo dessa vida trocando de forma equivocada, acreditando que o “toma lá da cá” tem que existir baseado no ponto de equilíbrio onde um ganha/doa o mesmo tanto que o outro. Hoje recebo um entendimento diferente, sinto que toda troca é um ato espontâneo de amor, que é como um filete de energia que sai do coração e atinge o coração do outro de forma muito natural. Percebo que as melhores trocas acontecem com esse descompromisso do acaso,  com essa leveza do desejo genuíno de ser e ver pessoas felizes, com essa grandeza da entrega.

Temos trocado muito por aqui, mesmo sem ainda entender o quão grande está sendo tudo e quando conseguiremos assimilar por inteiro todo esse movimento bonito. Temos aprendido um tanto e isso reforça nosso sentimento de que dar e receber a verdade do que se sente, se aprende, se constrói junto é uma coisa de doido e dura pra toda vida. Trocamos muito antes do movimento de construção da casinha começar. Trocamos ideias, saberes, desejos, opiniões, sonhos, realizações, energias, carinho, conflitos, desafios, amor. Trocamos hoje, aqui nesse agora, desde a hora que acordamos até o sol se pôr. Trocamos com a natureza que nos acolhe e com as pessoas que nos cercam também.

IMG_2373

IMG_2376
IMG_1901

IMG_1918

IMG_1914

IMG_2407

A troca com as pessoas traz outra coisa linda que é a diferença. Aqui tem gente de todo canto, de todo jeito, de toda crença, de toda cultura, de todo sotaque. E é aí que a gente sente por completo o valor da troca, quando as pessoas trazem o novo que revira o seu velho, quando transformam o velho adormecido em novo acordado. A diferença escancara as portas do peito quando você se permite e se entrega sem pré conceitos ou julgamentos ansiosos. E te faz alguém mais completo, mais cheio de entendimento e aceitação, alguém mais rico do que ontem, do que a dois minutos atrás. Sinto que a cada dia que termina parimos um novo pedaço do nosso ser maior, alguma coisa que nos faz mais inquietos, mais abertos a essa transformação que não cansa de acontecer. E nascemos no dia seguinte mais plenos, mais cheios do outro que, na verdade, é nosso reflexo.

Nossa casa já existe, ela é toda a energia que está circulando por aqui, ela é esse agora, essas pessoas que estão conosco, esses braços, pernas e corações que nos enfeitam todo dia, essa troca sem fim que rola a cada minuto de convivência. As paredes, o telhado, as portas, a moradia pronta, vai ser o final de um caminho inesquecível, tem hora que ainda não consigo verbalizar esse movimento todo. Mas sentimos que, mesmo que aconteça um terremoto gigante e a casa caia no chão dois dias depois de construída, ela já vai ter acontecido da forma mais incrível possível. Essa casa é o agora, esse dia, esse instante.

IMG_2396

IMG_2280

IMG_2392

Trocar é essa energia ancorada no presente. O que eu sinto de te oferecer agora, mesmo que você não tenha nada pra me ofertar nesse momento. A troca é com o universo, acima de qualquer coisa ou pessoa. A gente espalha a purpurina no ar e ela vai enfeitando céu e terra, brilhando no peito de quem tem abertura pra receber. Um dia sopramos essa energia no ar e no outro recebemos, sem data, sem pressa, sem medidas, sem pesos, sem compromissos, sem moedas. Temos aprendido mais e mais sobre isso aqui, com o coração abarrotado de alegria, você nem imaginam quanto!

Então, pra terminar mais um devaneio nosso, sopro nesse vento fresco que vem forte por aqui minha gratidão por tanta troca verdadeira e amorosa. Gratidão a toda essa gente linda que nos ensina tanto, gratidão ao universo que nos tira pra dançar trocando nossos pares com frequência para que possamos aprender novos passos, sem nunca nos perder no ritmo da música. Que a troca seja sempre uma fonte inesgotável de amor, mais do que a espera ansiosa por um retorno imediato! Que seja sempre uma entrega, uma doação, um permitir-se ancorado na verdade do coração.

IMG_2282

IMG_2422

IMG_2403

IMG_2415
IMG_2400

IMG_2284

Ah! E se você sentir de participar dessa troca linda que tá rolando por aqui, é muito bem vindo! Ainda estamos aceitando voluntários a partir do dia 20 de fevereiro, escreva no mmelofranco@gmail.com. Outra forma de contribuir e fazer parte dessa transformação boa é nos dar um help na alimentação da galera que está conosco, são mais de 120 pessoas que precisam ser bem cuidadas, saco vazio não para em pé, néaaammmmm? Então corre na nossa vaquinha virtual e contribua com o que puder pra engordar a bichana, se sentir que pode! Gratidão e até 🙂

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/alimente-um-voluntario-da-casinha-do-amo

Anúncios

5 pensamentos sobre “A casinha do amô – A troca

  1. Olá, Manu! Que lindo esse post. Quero muito ver essa casinha pronta, mas é como você disse, ela já existe. Antes mesmo de ficar pronta, antes de qualquer alicerce ser feito, ela já existia! Que bom que seja assim. Amor pra ti, Manu. E pra todos esses sorrisos das fotos. Asé!

  2. Queridos Anjos Humanos, fico feliz em saber que cada vez mais pessoas procuram formas alternativas de viver em harmonia com a irmã natureza, minha sobrinha indicou seu blog, Super adorei a iniciativa de vocês, por isso vou contribuir com a vaquinha. Juntos vamos Re construir nosso planeta. Namaste, abraços de Luz!!!

  3. Quanta gente bonita!!! Quanto sorriso franco!!! Acompanho em coração e energia a vida da casa do amô. Poste mais fotos … também da obra.

  4. Olá Manu,

    Desde 2013 estou sempre por aqui, mas nunca comentei. Hoje vim dizer que vocês são minha inspiração de vida, apesar dos meus 23 anos, e só não estou aí agora porque não tenho dinheiro para chegar 🙂 🙂 Hoje vim expiar vocês porque sonhei que estava aí e olha que louco você falou de trocas e bem, mesmo de um jeito diferente acho que estou trocando energia boa com vocês 🙂 Obrigada por serem tão lindos e corajosos e me fazerem acreditar que existe um mundo lindão e cheio de diferentes possibilidades de viver. Que a casinha de vocês seja sempre um lugar cheio de energias positivas e muuuuuito amô! Beijos ❤

Solte o verbo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s