A (não) liberdade

tumblr_mymwx56Kpg1s2wg3fo1_1280

Ser livre não é fácil, muito menos quando a gente descobre que isso não quer dizer morar no mato e andar descalço o dia inteiro. Desconstruir a liberdade é um processo intenso, forte e necessário, ainda mais pra uma aquariana de asas muito grandes. Descobrir que ninguém é livre sozinho é preciso, aceitar isso é duas vezes mais preciso. Não, não tô em crise. E sim, tô vendo e vivendo mais de perto uma das coisas mais importantes da minha vida e sobre a qual tinha uma visão extremamente romântica.

Completei 36 voltas muito bem vividas ao redor do sol e com essa celebração me veio o tal do inferno astral mais bonito de todos, hoje posso dizer que me veio um céu de purpurina astral clarear meu ser. Tomei banho de uma chuva de questionamentos internos sobre o que é ser livre por inteiro, um caminho longo e cheio de curvas. Sem guarda-chuva por escolha, encharcada, muitas vezes sem conseguir enxergar direito o horizonte, segui recebendo as mil interrogações que me inquietavam: a liberdade de fazer o que se quer, na hora que se quer, como e com quem se quer quando se tem dois filhos com tempos e demandas diferentes. A liberdade de ir e vir quando se mora geograficamente longe de tudo e o dinheiro é passagem para o trânsito que leva ao resto do mundo. A liberdade de fazer as próprias escolhas quando se vive em comunidade e se preza pelo bem estar de todos juntos. A liberdade de ser mulher e tudo o que isso envolve quando seu sagrado feminino pula acordado depois de tempos adormecido. A liberdade de amar a você mesmo, ao outro e como isso dança ou esbarra nos limites, tempos, espaços e respeito ao amor das pessoas. A liberdade de se permitir fazer escolhas “ousadas” com consequências carregadas de risco eminente quando a constância da vida adulta e toda a sua construção cultural são muros rígidos. A liberdade de expressar tais escolhas e viver tais consequências sem a porcaria da culpa. A liberdade de se permitir, de respeitar sua essência, de ser a coerência em linha reta entre o que se é, o que se faz e o que se quer ser.

Tanta liberdade, centenas de dúvidas, todas as respostas dentro da gente. A liberdade é um sentimento tão bonito que se disfarça de utopia para fazer com que as pessoas nunca desistam de caminhar em sua direção. Os caminhos são, muitas vezes, mais importantes do que as chegadas, ao menos pra mim. Perceber que você não é livre em tudo o que se quer é duro, saca? Mas, ao mesmo tempo, esse reconhecimento é um grito alto do peito que vibra no corpo inteiro e saculeja os ombros da gente. Esse movimento então nos empurra rumo a uma ação de mudança que requer coragem, e coragem é o coração da gente sendo guerreiro e doando sua maior verdade.

tumblr_n8ce5h1EgS1s2wg3fo1_1280

Nenhuma liberdade seria inteiramente completa e genuína se não houvessem arestas e limites perceptíveis, a conquista da liberdade é um processo longo e consciente. Um exemplo, entre tantos mil que poderia dar aqui: eu sempre fiz questão de ser livre, qualquer coisa que ameace minha liberdade eu tiro da reta sem muito pensar. Esse sentimento, que veio quase se transformando em um comportamento, hoje é percebido como minha criança interna fazendo pirraça por aquilo que quer a qualquer custo. Quando me comporto assim, estou me negando a encarar os desafios que tal caminho está me propondo, estou negligenciando a quebra de algum paradigma que precisa ser jogado no chão. Estou, com essa escolha, oferecendo a mim mesma a falsa sensação de ser livre pura e simplesmente porque estou pulando a janela, quando deveria atender a porta e encarar o que tem do outro lado dela. Com isso, só me resta entender e aceitar que estou sendo refém da minha própria mania desesperada de ser livre a qualquer custo. E assim vou ignorando algumas coisas e fugindo de tantas outras importantes. Vou enchendo minha mala de não verdades e perdendo forças nas asas que realmente me fazem voar.

Depois desse entendimento muitas fichas caíram e, junto com elas, a aceitação de não ser 100% livre, como a menina que mora dentro de mim bate o pé no chão e enche o peito pra falar que é. Tratei de dar um pedala nessa menina e mudar as coisas, ao menos ando tentando. Aceito que ser e viver toda essa liberdade só é possível quando se percebe o quão complexo é esse caminho e onde a gente quer chegar com ele. A liberdade tem diferentes significados para diferentes pessoas, o que é necessário entender é que ela não faz sentido algum quando é condicionada. Custei, meu bem, mas entendi isso. Minha vontade de caminhar rumo a liberdade do meu ser é tão grande e forte que ando travando lutas ferrenhas com meu ego para poder seguir leve esse caminho longo e lindo.

tumblr_n1pjqbcWOL1s2wg3fo1_1280 (1)

E sinto que são exercícios diários, sabe? Pequeninices rotineiras que são passos grandes rumo ao descondicionar, ao quebrar, ao inovar, ao arriscar, ao libertar de forma mais profunda e pura que a gente puder. Antes de tudo e qualquer coisa, se libertar daquilo que somos e não gostamos, do que vivemos e não queremos, do que tememos e não nos propomos, do que estamos acostumados e não mudamos. Sinto que tô me libertando de tudo o que já fui e não gostei, não gosto mais. Soltando minhas amarras mais escondidas, pouco a pouco, com muito cuidado e amor por todas elas. É importante honrar qualquer coisinha que more dentro da gente, até o que não queremos mais.

Sou livre sim em muita coisa que quis ser, as escolhas que fiz até agora me permitiram isso. Mas entendi que ser livre não é um título ou um mérito, é um caminho, uma viagem longa. A liberdade não é um adjetivo que deixa a gente mais bonito ou um sobrenome que nos faz melhor que o outro. A liberdade é um dos desafios mais bonitos que o universo nos propõe, justamente pra gente ser mais bonito quando aceitá-lo como parte da vida. Porque, acredito eu, quando a gente é livre, a gente é inteiro, a gente tá mais perto da nossa essência, a gente tá mais aberto pro outro, a gente tá ali sendo só verdade e amor. Agora, nesse momento, antes que tudo mude outra vez, quero ser livre assim: aceitando a incompletude do meu ser, honrando tudo o que mora em mim, quebrando os condicionamentos que construí, enfrentando os desafios que essa busca me propõe, caminhando ao lado do outro por trilhas cheias de flores e pedrinhas rumo a liberdade do meu próprio ser.

A liberdade é que nem a criança que mora dentro da gente, quanto mais amor e cuidado nós damos, mais ela cresce sendo a pureza da sua essência que enfeita tudo o que há ao seu redor. Free yourself!

Ps: essa foi uma pausa/desabafo necessária no meio do diário de bordo da casinha do amô, mas semana que vem a gente conta como vão as coisas por aqui, óquei?

tumblr_n7vl8fpNYw1s2wg3fo1_1280

tumblr_n306qyTFyW1s2wg3fo1_1280

Anúncios

11 pensamentos sobre “A (não) liberdade

  1. A liberdade não se insere em nossa vida como um objetivo. É efeito, consequência. Resultado. Prendemo-nos nas garras de nossa mente egóica e aplicamos nossa energia em torno desse ambiente. Talvez possamos vivar a liberdade quando assumimos e conseguimos manifestar o divino que mora em nós. Talvez esse seja o Caminho: realizar a Justiça; fazer o que deve ser feito, não de acordo com nossa vontade (nosso ego), mas em sintonia com o Universo, com o Tao, com a Mãe Divina.

    Esse Caminho, aos poucos, dissipa todas as angústias e prisões.

  2. Linda essa sua partilha! Tenho estado exatamente num momento assim: cheia de confusões, mas aceitando e integrando cada parte de mim pra poder me encontrar, de fato. Boa sorte na tua caminhada.

    Beijos!

  3. Pingback: Links interessantes da semana #11 |

  4. Pingback: Vale o clique #Agosto | Como livros, bebo séries

Solte o verbo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s