familia_manumelofranco 2

Dizem que a gente é aquilo que escolhe ser e o destino pouco tem a ver com isso.

Escolhemos partir para poder chegar, ter menos para poder ser mais.

Aqui estão notas sobre  nossa última grande escolha: romper uma certa zona de conforto e nos jogar na aventura de uma vida mais sustentável e bonita. Por nós, pelos filhos que temos, pelo tempo rei que voa, pelo respeito à natureza, pelo amor que pulsa em nosso corpo família.

Manu, Hugo, Tomé e Nina.

[mmelofranco@gmail.com]

 

 

140 comentários em “O BLOG

  1. Lindo lindo lindo lindo… chorei arrepiei e valorizo cada passo dado por essa linda familia… Ahooo! Amo muito Manu, Hugo, Tomé e Nina… ( O:

  2. Preta, vc tem uma magia só sua de abrir portas em meu peito que nem eu mesma sei o caminho para chegar até lá! Dali brotam lágrimas, amor, saudades de você e até de mim mesma, sonhos, esperança, alegria, nó na garganta, suspiros, soluços, e um monte de outras coisas que não sei dar nome. Aí me encolho, abraço a mim mesma e sinto que você está aqui e eu aí. Vivemos cada uma um pedaço uma da outra em nossas vidas, em unidade, e compreendo que é assim porque esse mundão de Deus e os passos que queremos dar são muitos pra tanta vida ao mesmo tempo! E assim, a gente se ajuda a ser completas e plenas! Te agradeço profundamente pelas suas escolhas e coragem de cumprí-las com tanto amor e entrega! E agradeço demaaaaais por você compartilhá-las comigo desta forma desnuda, porque aí estão as chaves destas portas! Os caminhos, você me conta depois, rsrsrsrs. TE AMO DO TAMANHO DO INFINITO, E MUITO MAIS! Como sempre…
    Tô daqui, descobrindo como chegar nesta simplicidade pra juntar a trouxe e ir praí ajudar vocês a plantar essa horta! rsrs Yupi!

  3. Manu, Pelagio e eu(cristina),
    Estamos amando a escolha que voces fizeram…
    Que o universo continue conspirando a favor de voces…….

  4. Manu, cheguei aqui depois de ler o post da Ana Medeiros.

    Li todos os os seus posts ontem a noite e fui dormir pensando nas escolhas que vocês fizeram – porque penso em fazer o mesmo praticamente todos os dias mas ainda me falta coragem.
    Quero acreditar que um dia ela ainda vai brotar e que um dia serei eu a começar um blog pra registrar todo o processo, toda a mudança e toda a alegria por que vou passar com a minha família – que ainda não existe.
    Sem te conhecer já sinto uma espécie de carinho por você, lendo seus relatos e a doçura e serenidade com que fala de tudo acabei me sentindo, de certa maneira, próxima – acho que por ter o mesmo desejo no espírito.
    Desejo luz e perseverança pra vocês quatro, e voltarei sempre aqui para acompanhar (e me inspirar!) a historia de vocês.
    Beijo,

    1. Muito obrigada pelo carinho e boas vibrações, Veridiana!
      As mudanças sabem bem a hora de chegar para cada um, né? Daqui a pouco sua coragem aparece e vc se entrega para uma vida mais calma e cheia de simplicidade. Tô torcendo pra isso!

      Beijo e até!

  5. Mas que lindeza esse blog, gente? Como não amar tanto talento e tanta coragem e tanta vida?
    Manu, mandei uma mensagem pra você no Facebook, deve ter ido pra sua pasta “Outros”.
    beijão e muitos parabéns!

  6. Genteeee,parabéns pela escolha! Moro aqui em Salvador,adoraria mudar completamente assim,como vcs!!!! Muita luz e que Deus os abençoe!

  7. Apaixonadaaaa pela história de vcs!!!! Mta paz e mta luz é o q desejo… vou vir sempre por aki pra “roubar” um pouquinho dessa energia linda…

  8. sensacional, tenho vontade de fazer isso tambem, mas meu marido….,infelizmente não consigo ver suas fotos, não sei porque !Que Deus continue de abençoando ,esta escrito(na biblia), buscai o reino de Deus e sua justiça em primeiro lugar e o resto ele te acrescenta
    Bjs
    Eliete

  9. Nossa Manu encontrei seu blog “por acaso” pesquisando sobre umas coisinhas de tecido que estou fazendo. Moro aqui na chapada tb. Sou de Botucatu/SP e moro há 3 anos em Lençóis. Fiquei com muita vontade de conhecer vc e sua família. tenho um bebe de 1 ano tb, quando vier pra Lençóis me avisa e faço um pãozinho com café pra nós!!! 🙂 será um prazer! Paula

      1. Bacana Manu!!! aparece msm!! meu marido tem um viveiro de mudas quem sabe vc já não leva umas 🙂 bjocass

  10. Manu, acabo de conhecer seu blog e estou completamente encantada pela delicadeza, simplicidade e profundidade de suas palavras que traduzem escolhas corajosas e inspiradoras.
    Você e sua família transmitem uma vibração serena e amorosa, me emocionei em diversos trechos que li…
    Simplesmente obrigada por compartilhar!

  11. ola, conheci o teu blog através de uma amiga que ficou encantada, ai vim conhecer e de cara me apaixonei, e comentei com ela q achei lindo o lugar, a vida e a casa parecia com a que eu morava, antes de vir pra sp. voltei pro teu blog e continuei lendo e vendo essas fotos que me pareciam tão familiar e tive a grata surpresa é o lugar que eu morava Chapada Diamantina/Ba minha família ainda mora ai, e meu sonho é frazer o caminho de volta e criar os meus filhos ai.
    Parabéns pela atitude tenho certeza que você fez a melhor escolha.

    1. Ei, kesia!
      Que engraçado, parece que fizemos caminhos contrários, eu também morei em SP e agora tô aqui na Bahia!
      Quem sabe, quando vc voltar pra criar os filhotes na calmaria da Chapada a gente não se encontra?
      Obrigada pela mensagem e tudo de bom pra vc e família!

  12. Conheci vocês a 2 dias, por quatro amigas que me indicaram, pois tenho um blog nesta ‘linha’ também. Só posso dizer que vocês inspiram coragem: como família, pessoas e na vida. Não os conheço, mas torço de longe, é o que posso fazer. E espero um dia ter meus pitocos e conseguir alcançar essa dedicação e simplicidade total que vocês transmitem.

    Um beijo!
    Isa

  13. Oi, Manu,

    Tudo bem? A história da sua família é inspiradora. Eu queria te entrevistar. Você topa? posso te passar mais detalhes por email. Espero sua resposta. Um beijo e parabéns pela escolha!
    Mirella Luiggi (mirella.luiggi@gmail.com)

  14. Linda a história de vocês! Muito mas muito corajosos, estou acompanhando… Torço pra que dê sempre tudo certo! Beijooo

  15. Manu, cada dia que entro aqui para ler um novo post, meu coração se enche de coisas boas, ao final de cada texto, uma lágrima de emoção… PARABÉNS por TUDO!!!! Beijos em todos!!!

  16. Aprendi em uma comunidade que plantar feijão guandu hidrogena o solo e enriquece antes da próxima cultura. Sobre as fores está corretíssimo. Nos canteiros, para cada fileira de alimento, plante uma carreira de flores de todo tipo ou da mesma – não mais do que uma fileira para cada tipo de flor – ou intercalado. Não plante um só tipo de cultura em cada canteiro, faça variado, você terá a mesma quantidade do que teria em um canteiro sozinho, porém, misturados em vários canteiros. Faz os elementos interagirem melhor. Hoje que descobri vocês na internet, vou terminar de ler a experiência de vocês e colaborar com o que eu puder. Tenho algumas informaçõs sobre plantas medicinais que os cientistas pesquisaram entre índios e divulgaram na base do governo americano. Se eu puder colaborar com conhecimento, você podem perguntar qualquer coisa que eu descubro da forma masi natural possivel. Trabalhei no estoque de sementes de um local que cultivam sementes sem agrotóximos a quase 30 anos, enviem um email para mim que vou passar o contato. Tem de tudo la. 😉 [ ]s

  17. Vocês me lembraram Caio F. Abreu dizendo algo mais ou menos assim: coisa simples é lindo e existe muito pouco. Não vou usar um monte de palavras, não, porque imagino que vocês saibam até melhor do que eu que menos é mais e que as coisas mais importantes são ditas em silêncio. Vocês são bonitos. Uma beleza que faz carinho na alma de quem vê. Parabéns!

  18. Manu, quero muito acompanhar as notas das aventuras dessa família de amor e coragem para viver mais próxima da realidade. Um beijo

  19. Ei, Manu!
    Você não sabe quem sou eu, mas estou sempre atrás da tela acompanhando o Notas.
    Criei um bloguesinho/hobby depois que me mudei pruma cidadezinha interiorana na Bahia (coincidência?) pra passar o tempo até conseguir um serviço, o Treinamento para a maternidade e lá eu citei alguns blogs que me serviram e servem de inspiração e o seu está lá também (em http://treinamentoparaamaternidade.blogspot.com.br/2014/01/inspiracoes-blogs.html)!
    Sim, o seu é super recente e já me serve de inspiração.
    Bjocas e bom fim de semana, lindeza!

    http://treinamentoparaamaternidade.blogspot.com.br/

    1. Ingrid!
      Que barato! Adorei o blog e ainda mais estar ali no meio de tanta coisa legal!
      Já posso imaginar a super mãe que vc será, que lindo!

      Te desejo muita coisa boa nessa vida!
      Muito obrigada pelo carinho e beijo!

  20. Quando eu li a parte: “Loucura mesmo seria manter nossa família refém de uma vida que não era nossa. Seria negar nosso desejo de viver melhor, seria continuar acreditando num falso círculo de conforto. Loucura mesmo é deixar o medo calar seu coração e fechar seus ouvidos para aquilo que grita no peito, sabe?” Uma parte de mim se alegrou imensamente por mais uns filhotes desse mundo entenderem e correrem atrás do nosso verdadeiro espaço aqui. Outra parte se entristeceu, porque parece uma realidade tão longe e praticamente impossível ver todo mundo conquistando isso. Mas sonhar é bom né? E voces me deixaram mais pertinho desse sonho.
    Um beijo grande!

  21. ah! e antes que eu me esqueça, trecho de uns dos meus livros preferidos que serve bonitinho pra voces:

    Fui para os bosques viver de livre vontade,
    Para sugar todo o tutano da vida…
    Para aniquilar tudo o que não era vida,
    E para, quando morrer, não descobrir que não vivi!

    — Thoreau

  22. Simplesmente belo, belo no sentido mais pleno da palavra, belo como sinônimo de leveza, de pureza, de amor pleno…
    Um dia fico lá, já fui e voltei algumas vezes a esse mundo do simples, do puro, mas termino por vir a um outro que sei não ser o meu, mas sempre acreditando que poderia ajudar a mudar o de cá. Agora vc’s me pegam e dizem deixa esse ai, vem construir o de cá permanentemente e dar o exemplo. Realmente esse deve ser o caminho.
    Estou me preparando para ir, nos encontraremos na plenitude de viver simplesmente.

  23. Parabéns por essa vida sincera e natural que vocês seguem.
    Confesso que isso tudo é inspirador. No entanto, ainda estou “preso” a certas raízes.
    Desejo muita luz, amor e felicidade pra essa bela família.

  24. Incrivel ! Amei seu blog, tenho 2 filhos e penso em fazer o mesmo, todos os dias que chego em casa e meus filhos já estão dormndo. Muito amor pra sua familia !

  25. Estou lendo emocionada as suas palavras tão verdadeiras! Ainda mais por que tenho passado por experiências que mudaram meu modo de ver a vida, e a história linda de vocês me inspirou muito. Eu preciso te agradecer por isso.

  26. Manu, fadinha.. Teu blog chegou aos meus olhos, através do coração de uma pessoa importante e especial pra mim.. Acredito na força da energia que sempre nos move a conhecer pessoas, lugares e vivências que conseguem nos emocionar aqui no peito. Lendo teus relatos aqui na selva de pedra as 4 da matina, diversas vezes sorri, limpei minhas lágrimas e me senti ai com todos vocês! Acho que essa é a grande magia da vida que nos aproxima e me faz pensar que o medo não mora embaixo da cama, mas sim em nossas mentes! Por isso voe cada dia mais.. Você não sabe o quanto isso é importante pra outras pessoas e pra mim! Obrigada por ser tão doce e sincera com suas reflexões! Mesmo não te conhecendo nos moldes formais, sinto que você é especial em minha vida.. Minhas decisões em partir sem doer.. Obrigada por me deixar fazer parte de você e de sua família maravilhosa! Somos um! Um beijo enorme em ti, Hugo, Tomé e Nina! Gratidão!

  27. Entro em contato, pois gostaria de apresentar meu site.

    Estamos há algum tempo nos dedicando a um novo projeto chamado Sala de Ideias. É um espaço onde eu e mais duas sócias usamos a psicologia para esclarecer, através de textos, questões cotidianas na vida de todos nós.

    A ideia é abordar de forma simples assuntos que afligem muitas pessoas, e dessa forma ajuda-las a conquistar uma maior saúde emocional.

    Ficaríamos muito honradas caso haja interesse em conhecer o material! Acho que abordamos alguns temas muito parecidos. Seria legal poder trabalhar em parceria.

    http://www.saladeideias.com.br/artigo/feliz-natal

    http://www.saladeideias.com.br/artigo/casar-e-facil-dificil-e-ser-um-casal

    Segue um link para que conheça nosso trabalho.

    Obrigada.

  28. Manu, que vida linda! Descobrir vocês foi uma dádiva do céu. Me apaixonei pelos seus filhinhos. Sou professora de Literatura Brasileira e Língua Portuguesa. Sou artesã e estou fazendo especialização em Artes Visuais , pela UFMG. A minha verdadeira paixão é fazer livros de pano. Gostaria muito de presentear as suas crianças com um dos meus livrinhos. Como faço para enviá-los?
    Um abraço,
    Rosane

  29. Que legal curti muito a história de vocês !!
    Que aconteçam muitas coisas maravilhosas pra vocês já morei em roça e sei o quanto é bom. Também pretendo voltar a esta vida mais tranquila ao lado da natureza.
    E as suas notas são fantásticas, percebo um tom poético nelas. PARABÉNS!!
    Abraços tudo de bom pra vocês.

  30. Manu, que emocionante ler o seu relato! Quando eu tinha 21 anos e meu marido 22, isso em 1975, largamos nossa vida em SP (eu, faculdade, estagio, ballet) e fomos morar em Andaraí… onde morávamos nao tinha luz, nem água, nem casa… só nós e nosso enorme amor. Nem telefone tinha em Andaraí, para falar com os parentes e amigos, só por cartas que demoravam uns 10 dias pra chegar… foram os melhores anos de minha vida! Nosso primeiro filho nasceu em SP, o segundo em Salvador, e nossa filha, que hoje tem 30 anos, nasceu em Andaraí mesmo, com uma ótima parteira… desejo a vocês tudo de bom nesta nova vida, que saudades daqueles tempos…
    Regina

  31. Manu,Hugo,Tomé e Nina…Mal comecei a ler esta blog encantador e já estou com o coração cheio de felicidade…felicidade por vocês (mesmo sem conhecê-los) terem feito tal escolha.Felicidade por compartilharem seu sonho,numa linda história que se desenrola deliciosamente a cada post que eu leio…só posso dizer que,pra mim,vocês se tornaram fonte de inspiração!E,se eu já não tinha dúvidas de que eu queria (quero!) uma vida assim para mim e minha família,não me resta mais nenhuma.Um grande abraço para vocês!

  32. Sobre alguns dos problemas encontrados, tem gatos na região? Gatos, se mantidos fora do galinheiro, são de grande ajuda contra pássaros em árvores frutíferas e contra roedores, sejam ratos ou topeiras. Abraços e boa sorte!

  33. Obrigado por vocês existirem.
    Acredito na força da escolha, e suas impermanências com o ganho e a perda.
    Assim como somente o ato e o tempo definir o ser.
    E em mesma leveza, pela premissa da escolha, o real ser de alma.
    Hoje, urbano, metropolitano, contemporâneo, por escolha, desbravo meus próprios samsaras, assim também já desfruto em vida de tais dharmas e todas as traduções que se tocam aos ventos da vida e aos infinitos horizontes, ao caminho da verdade e do amor, real ao bem maior.
    Tenho algumas verdades, ainda estão com o ato e o tempo, mas, em meu âmago, mesmo sabendo da impermanência natural da escolha, … fico feliz em ver vossas transparências em contrária de uma triste e também natural imperfeição alienativa de quem sufoca-se ao repetir e imitar ao prazer urbano, e em humilde licença, deixando estas palavras intersubjetivas em busca de um sutil linear com a película que acredito existir em não me corromper ao midiático ilusório e fantasioso da capital, salvando em breve respiros, em breves revelações e despertares, … a graça de encontros como este ao por um facilitador, … ver e admirar apenas uma bela escolha!

    Que os bons ventos os protegem sempre pelos horizontes que caminharem.

    Fábio Marcondes.
    Ventos da vida aos infinitos horizontes.

      1. Família, saudações.
        Ventos sopraram em bons horizontes, os busquei, agi ao tempo, sigo…
        Assim desejo à vocês, toda alegria aos frutos das escolhas!
        Acasos ou determinados, são os encontros, novamente, outros se deram e por isso, renovei atenção com vocês, … vim somente deixar boas energias, livres e leves ao elemento fraterno.

  34. Queridos, boa noite! Me mudei com meu companheiro para a Chapada Diamantina há cerca de um ano, com questionamentos bem parecidos com os de vcs… Poderia ir visitá-los? Agradeço!

  35. Oi Manu! Meu nome é Mariana, sou mãe, tenho minha Martina de 1ano e 3 meses, sou casada com o Leo, faz quatro anos… enfim, temos uma história de amor “arrebenta coração”, da qual temos muito orgulho.
    Estou passando por uma fase de arrumação das gavetas do coração e da alma, fortíssima. E achei, sem querer (ou por querer), esses registros sobre vcs. As Notas sobre a escolha de vcs. Faz dois dias, que simplesmente, não consigo parar de ler seu blog. Nem se quer fechar a página no meu computador. E como se eu tentasse respirar o ar da montanha que vcs emanam. 🙂
    Você foi luz, nessa minha busca por respostas. Muito Obrigada, de coração mesmo.
    Emano muito amor pra vcs e todo o meu carinho. Bjo grande

    1. Mariana, esse amor bateu aqui e ficou, que delícia! Gratidão pela sua mensagem e pelo carinho que sentimos nela. Te sopramos daqui o mesmo amor e um vento bem forte cheio de respostas (e mais e mais perguntas, porque são elas que nos movem, né?). Um beijo e um abraço de urso em ti!

      1. Oi Manu, minhas respostas vieram! Obrigada pela vibração boa, que tenho certeza que somou em nosso caminho, por aqui. Te escrevo pq estou começando a organizar a nossa mudança, não mais somente das gavetas da alma, mas as que realmente guardam nossa roupas 🙂 e queria lhe mandar algumas coisas da Martina para a Nina. Eu, entre meus amigos, daqui e de fora, fazemos muito isso… Passamos as roupas dos nossos filhos, uns para os outros, carregadas de amor e carinho. Caso vc tope, me mande um email com o endereço de vcs, para que lhe envie. Bjo bem grande, e a gratidão é muito minha, mais uma vez, obrigada! 🙂

  36. Meu Deus que historia mais linda a de vocês… adorei o texto (O Cúmplice) lindo e verdadeiro…
    Quem me dera um dia viver assim, num lugar bonito junto a natureza e longe da inveja da cobiça e de tantas outras maldades da cidade grande.

    Parabéns!!! que Deus continue cuidado desta família linda!

Solte o verbo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s