Não se vive a morte

Published by

on

Nos últimos tempos a vida tem me falado muito sobre a morte, ainda meio sussurros, notícias de longe de pessoas de perto que andam cruzando passagens além daqui. Nenhuma dessas “perdas” foi diretamente minha, mas toda morte ressoa em algum canto frágil das nossas certezas, nosso medo de morrer grita quando chega a notícia de alguém que se encantou.


Podemos desembolar mil questões socioculturais, emocionais, trancendentais pra justificar nossa incapacidade histórica de lidar com o fato certeiro de morrer e/ou com a dor insuportável de “perder” quem a gente ama. Esses dias essa onda bateu, além de um turbilhão de emoções e memórias relacionadas à essas pessoas com quem tive a honra de conviver e agora preciso reaprender a mantê-las vivas. Mas o pico da onda foi confirmar que, pra mim (e creio que pra meio milhão de mundo), a morte acelera a gente pra vida. Ela precisa sussurrar pelos cantos pra não nos deixar esquecer da urgência de viver.

Talvez pra evitar que sejamos mortos vivos, pra ensinar a gente a renascer em vida, pra contar que dá pra morrer todo final de dia e acordar diferente com o mesmo sol, pra quebrar as bolhas de ilusão que impedem a porrada da vida real. E eu me treme feito vara verde, porque sei que só a morte tem o poder assustador dessa ameaça que cobra urgência e entrega. Toda vez que a vida falta pra alguém ao meu lado, ela explode em pressa na minha frente. Vem doida gritando na minha cara o privilégio de ter ficado, de ter visto, mais uma vez, a morte passar pela rua do lado e não ter virado a esquina da minha.

A gente não encara a morte de outra pessoa sob a ótica do alívio de estar vivo, não é isso. Mas tem uma sagacidade nos recados que a morte deixa quando acontece, muitos passam despercebidos nessa hora porque a dor é faca afiada. Não se vive a morte, a gente vive é a vida. O medo que ela impõe por ser única e inevitável é exatamente a pegadinha do malandro, o recado mais certeiro de todos, o sopro sutil do mistério: vai viver, vai rápido porque um hora eu viro a tua esquina.

Esses devaneios me trazem a presença forte do meu avô, que virou algodão doce há alguns anos atrás. Foi a primeira vez que a morte me pegou pelas canela e me tirou do prumo pela dor de parir esse luto. Mas foi também essa mesma morte que me ensinou a viver pessoas para além da vida que a gente consegue entender e considerar. Amor, né? Rodopiando em círculos mágicos de início de lua cheia, agradeço a generosidade da morte em me apavorar com doses cavalares de vida urgente, as quais eu meto pra dentro com respeito, marcha e dança. Amém.

7 respostas para “Não se vive a morte”.

  1. Avatar de Francisco Otávio Lima Ferreira
    Francisco Otávio Lima Ferreira

    Da delicadeza ao tratar da morte à faca cega do inevitável destino de todos nós, Manu brilha que nem vagalume. Luz, sombra, luz sombra.

  2. Avatar de N
    N

    Coisa bonita essa escrita! Bom demais começar o dia te lendo, Manu!

  3. Avatar de Andréa Drummond de Sales
    Andréa Drummond de Sales

    NOSSA MANU, DO CÉU….COISA MAIS LINDA SUA FALA, SEUS PENSAMENTOS…SUA FACILIDADE DE EXPRESSAR….ALEGRIA DE TER VOCÊ

  4. Avatar de Nanda

    Que texto lindo. É bem assim que percebo o papel da morte também, um apressar para vivermos uma vida bem vivida.

  5. Avatar de analucamacho
    analucamacho

    Oi! Tenho procurado muito por seu blog noas últimos dias, não lembrava o nome. Agradeço.

    Yahoo Mail: Busque, organize e aumente sua produtividade

  6. Avatar de Jade Rainha
    Jade Rainha

    Sempre desenhado em palavras o que grita ou sussurra aqui dentro. Obrigada! Você é incrível!

  7. Avatar de Maria Béatrice
    Maria Béatrice

    obrigada por essa reflexão tão justa e tão linda…❤️

Solte o verbo!

Previous Post